Estratégia

Estratégia

O objetivo estratégico da Braskem é atender as necessidades de seus Clientes na cadeia de valor da indústria química & petroquímica e de plástico no Brasil e no Mundo, maximizando o valor para seus acionistas.

Os principais elementos da estratégia incluem:

Foco em servir o cliente

A Braskem busca formar relacionamentos sólidos e de longo prazo com seus clientes, e se empenha em proporcionar a eles assistência e soluções tecnológicas, sempre levando em conta as necessidades e prioridades de cada um, com diferenciação em produtos e serviços.

Competitividade da matéria-prima

A Braskem busca ampliar a competitividade de sua matriz de matéria-prima, através da redução de seu custo e da sua diversificação, pois parte significante de seus custos é referente à aquisição desses insumos. Aumentar a participação de gás no mix de matérias-primas, assegurar nafta a preço competitivo e capturar oportunidades que deem acesso à matérias-primas alternativas nas Américas são formas de garantir a competitividade frente ao advento do shale gas nos EUA no médio e longo prazo.

Expansão em mercados internacionais selecionados

Como parte da contínua avaliação dos negócios e planos, a Braskem considera periodicamente um leque de operações e transações estratégicas para ampliar a presença da Companhia no mercado petroquímico global. Nos próximos anos, a Companhia pretende expandir sua capacidade de produção fora do Brasil seja por meio da construção de novas instalações (independentemente ou em conjunto com terceiros), seja por meio da aquisição de produtores petroquímicos concorrentes ou que fabricam produtos complementares. Reforçar as relações institucionais nos mercados internacionais onde já atua também é prioridade quando se fala em expansão como um dos pilares da estratégia corporativa.

Eficiência operacional e crescimento orgânico

Para acompanhar o crescimento do mercado petroquímico no Brasil e nas Américas, a Braskem trabalha para intensificar medidas de aumento de produtividade e eficiência na operação dos ativos atuais, garantindo bases sustentáveis para suportar o crescimento da Companhia. Essa estratégia é baseada em: operações com altas taxas de utilização e máxima conversão petroquímica; gestão eficiente dos investimentos operacionais; acesso à tecnologias que permitam a operação eficiente dos ativos; e otimização do capital empregado no portfólio atual, buscando rentabilidade e competitividade a partir da geração de valor na cadeia petroquímica.

Referência em sustentabilidade

A Braskem segue comprometida em fortalecer sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e, para isso, definiu três pilares de atuação na sua estratégia da gestão: (i) operações e recursos mais sustentáveis; (ii) produtos cada vez mais sustentáveis e (iii) soluções para uma vida mais sustentável.