Objetivos 2030 e 2050

Em 2020, a Braskem renovou seus compromissos em desenvolvimento sustentável, considerando os desafios e tendências globais para 2030, em linha com a Agenda 2030 da ONU e com o Acordo de Paris. A definição dos novos compromissos se deu em um processo amplo e que durou meses. O processo envolveu 27 workshops e entrevistas com mais de 500 líderes e integrantes da empresa e também considerou a análise de riscos corporativos em relação ao nosso negócio e cadeia de valor, mapeados pela área de gestão de riscos corporativos.

A nova Estratégia Global de Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pelo Conselho de Administração e endereça sete dimensões relevantes para o negócio em compromissos de longo prazo, conectados à matriz de materialidade da Braskem. Dessa forma, sua estratégia de longo prazo busca endereçar, prioritariamente, os objetivos de desenvolvimento sustentável abaixo:

  • Em 2023, atingimos 31% dos nossos compromissos
  • Acesse o Relatório Integrado 2023 e saiba mais sobre o atingimento dos nossos compromissos

 

Conheça os nossas dimensões:

1. SAÚDE E SEGURANÇA

Segurança é um valor inegociável para a Braskem. Garantir a segurança e saúde das pessoas, incluindo integrantes, terceiros e comunidades ao entorno, e segurança dos processos são elementos chaves para a continuidade das operações da companhia. Em 2030, a Braskem quer se manter entre as melhores empresas do setor em relação à Saúde, Segurança Ocupacional e Segurança de Processos.

Objetivos 2030. Buscamos (i) Reduzir a taxa de acidentes de trabalho para 0,5 MM/HHT, (ii) Reduzir a taxa de acidentes de processo para 0,32 MM/HHT, (iii) Reduzir a incidência de doenças ocupacionais para 0 evento, (iv) Implementar 100% dos planos anuais de mitigação dos riscos socioambientais.

Para atingir tais objetivos, a companhia trabalha em diversas frentes e desenvolve projetos como:

  • Jornada de Confiabilidade Humana: ações de educação, gestão de conhecimento e atuação prática no campo sobre atitudes que reduzem a exposição a riscos no trabalho.
  • Gestão de Terceiros: aprimoramento dos requisitos de gestão de segurança para empresas contratadas nas unidades industriais, com base em padrões globais.
  • Programa de Saúde Integral e Bem-Estar: compreende além dos aspectos físicos ocupacionais, os emocionais e sociais do ser humano.
  • Transformação digital: utilização de ferramentas criadas pelo Centro Digital e Indústria 4.0, com base em análise de dados e automação e foco em prevenção de acidentes.
2. RESULTADOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS

Criação de valor sustentável. Incorporação dos critérios ESG à estratégia do negócio como alavanca de valor para o longo prazo. Para 2030, a Braskem quer ser empresa líder de mercado por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, assegurando a geração de valor aos acionistas ao mesmo tempo em que atende aos interesses de todas as nossas partes interessadas.

Objetivos 2030. Manter saúde financeira e a disciplina na alocação de capital, com foco na criação de valor ESG. Nesse sentido, a companhia objetiva (i) Reduzir o indicador de alavancagem para 2,0x (dívida líquida/EBITDA, (ii) Atingir o Total Shareholder Return de 15%. (iii) Atingir a faixa de reputação “forte” perante os clientes (metodologia RepTrek) e, (iv) Aumentar a pontuação no S&P ESG Score para 74. Para tanto, a companhia está atuando nas seguintes frentes:

  • Sistema de Conformidade: melhoria contínua do Sistema de Conformidade e práticas de governança.
  • Global Compact CFO Principles: comprometimento para integrar os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU na gestão financeira da companhia.
  • Unificação do Relatório Integrado: único documento contendo os principais padrões de reporte em sustentabilidade.
  • Executivos com objetivos ESG: executivos com objetivos atrelados ao desempenho ESG.
  • Disciplina financeira e Criação de Valor ESG: iniciativas para manutenção da saúde financeira e da disciplina na alocação de capital, com foco na criação de valor ESG.
3. ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

Economia circular como oportunidade de negócio. A estratégia de transição para a economia circular da Braskem está pautada na reciclagem mecânica e química, realizadas através de parcerias para transformação de resíduos plásticos em novos produtos e para desenvolvimento de inovação e tecnologia, ampliando a capacidade de coleta, triagem e transformação do resíduo plástico. Até 2030, a Braskem quer ser reconhecida globalmente como uma empresa que desenvolve a cadeia de valor da reciclagem nas regiões onde atua e quer atingir a liderança do tema nas Américas.

Objetivos 2030. Ampliar a comercialização de produtos com conteúdo reciclado, trabalhar para evitar o descarte inadequado de resíduos plásticos e tornar produtos cada vez mais circulares. Nesse sentido, a companhia tem como objetivo aumentar as vendas de produtos com conteúdo reciclado para 1 milhão de toneladas até 2030. Para isso, várias parcerias foram constituídas, como:

  • Alcamare (MX): parceria com maior reciclador da região, com trabalho conjunto para desenvolvimento e comercialização de grades de PE e PP reciclados.
  • Centro de Desenvolvimento de Embalagens Circulares (BRA): A Cazoolo, um hub de inovação, por meio do qual a companhia estabelece parcerias com clientes, brand owners, designers, startups e universidades para desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis.
  • Parceria com a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada, TNO: visa desenvolver tecnologia de reciclagem por dissolução, que se aproxima da reciclagem mecânica.
4. COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Alcançar a neutralidade de carbono em 2050. A Braskem atua em alinhamento com o Acordo de Paris, a partir de um plano de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, que visa reduzir, compensar e capturar emissões, bem como adaptar suas operações a potenciais riscos climáticos. Assim, tem contribuído de forma relevante para o combate às mudanças climáticas, através da eficiência energética em suas operações, aumento do uso de energia renováveis e ampliação do portfólio de químicos e polímeros de fonte renovável.

Objetivos 2030 & 2050. Alcançar a neutralidade de carbono, por meio de redução e compensação de emissões, a partir da produção de produtos de fonte renovável, e captura de carbono. Assim, pretende-se (i) reduzir em 15% as emissões de gases de efeito estufa (GEE), escopos 1 e 2. (ii) Aumentar para 1 milhão de toneladas a capacidade produtiva de bioprodutos. (iii) Reduzir a exposição aos riscos climáticos identificados como altos. (iv) Aumentar para 85% o percentual de eletricidade renovável do total de energia elétrica comprada.

Para atingir tais objetivos, a Companhia está atuando nas seguintes frentes:

  • Eficiência Energética: projetos de eficiência energética, pautados por ferramentas digitais e de precificação interna de carbono aplicada a novos investimentos.
  • Eletricidade Renovável: contratos de compra de energia de fonte renovável de longo prazo, permitindo atingir em 2024 um percentual de 82,6% eletricidade limpa e ou renovável do total de energia elétrica comprada.
  • Soluções energéticas renováveis: adição de 60kt na capacidade de produção de Bioeteno, em Triunfo/BR, com investimento de US$ 61 milhões, além de estudos de viabilidade para outros projetos de expansão.
5. ECOEFICIÊNCIA OPERACIONAL

Operações cada vez mais sustentáveis. A Braskem trabalha continuamente para melhorar a eficiência energética de suas operações e conta com modelo referência em tratamento e reuso de água, além de avaliar periodicamente o risco hídrico de suas operações. Assim, contribui para tornar as operações cada vez mais sustentáveis, garante continuidade de geração de valor e contribui para vida das pessoas. Até 2030, a Braskem quer estar entre as referências em eco eficiência operacional na indústria petroquímica global.

Objetivos 2030. Os indicadores para esta dimensão referem-se à disponibilidade de consumo de água, ao consumo de energia, à geração de resíduos perigosos, às emissões atmosféricas e à demanda química e bioquímica de oxigênio. Objetivos desafiadores estão em definição.

6. DIREITOS HUMANOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Direitos humanos são valores intrínsecos à Braskem e um dever de todos os seus integrantes. Agimos de forma a respeitá-los e promovê-los no relacionamento com todas as partes interessadas dos nossos negócios. Estamos comprometidos com uma atuação responsável em toda nossa cadeia de valor e temos atuado principalmente por meio de programas de investimento social privado na promoção de desenvolvimento local. Internamente, somos guiados pela nossa Política Global de Desenvolvimento Sustentável, nossos Códigos de Conduta para integrantes e terceiros, bem como diretrizes e procedimentos.

Objetivos 2030. Respeitar e promover os direitos humanos em toda a cadeia e o desenvolvimento local para as comunidades ao entorno das operações. Nesse sentido, a companhia objetiva: (i) aumentar a participação de mulheres na liderança, (ii) atingir reputação forte perante as comunidades, (iii) aumentar a participação de integrantes negros no Brasil e nos Estados Unidos, (iv) gerenciar 100% dos riscos altos e médios da nossa cadeia de valor relacionados a direitos humanos, e (v) Atingir 500 mil pessoas beneficiadas pelos nossos Investimentos Sociais Privados (ISP) e ações do Programa Global de Voluntariado. Para tanto, destacamos:

  • Diversidade, Equidade e Inclusão: Continuamos comprometidos para alcançar a nossa ambição de “sermos reconhecidos por nossa excelência como uma
    empresa humana, sendo referência na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades, buscando representar a sociedade em que atuamos”.
  • Caso Maceió: continuidade do cumprimento e consolidação das ações assumidas pela companhia em acordos firmados com autoridades federais, estaduais e municipal, incluindo o Programa de Compensação Financeira e Realocação de pessoas ações de monitoramento da região e de fechamento das minas.
  • Investimento Social Privado: “Empoderar pessoas é transformar realidades”, por isso buscamos impulsionar comunidades por meio de causas que priorizam a economia circular e a mitigação das mudanças climáticas, educação profissional e tecnológica, e a inclusão social por meio da geração de renda e da aplicação dos nossos produtos.
7. INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL

Fator chave para a viabilização de todos os demais objetivos de longo prazo, a inovação desempenha papel crucial em nossa estratégia e contempla um portfólio de projetos que entregam soluções mais sustentáveis e de alto valor agregado por meio da química e do plástico. A Braskem, pioneira na produção de resinas termoplásticas e químicos baseados em materiais renováveis, continua a consolidar sua posição e a expandir de maneira significativa a produção de resinas e químicos com conteúdo reciclado. Continuamos determinados em acelerar e entregar soluções inovadoras e sustentáveis para nossos clientes, consumidores e sociedade..

Objetivos 2030. Consolidar pipeline de projetos sustentável e continuamente viabilizar soluções inovadoras e sustentáveis, alcançando um impacto positivo dos projetos de I&T, com Índice de Sustentabilidade superior a 90%. Para tal, a companhia conta com um robusto ecossistema de inovação e projetos em diferentes frentes:

  • Processos de nova geração: novas tecnologias para ativos existentes, melhorando a eficiência de carbono e energética, criando diferenciação em performance, bem como reduzindo vulnerabilidades.
  • Reciclagem: desenvolvimento de produtos para criar e aprimorar o portfólio de resinas pós-consumo, bem como aprimoramento da tecnologia e busca por mais alternativas na plataforma de reciclagem química.
  • Conversão de CO2 em Químicos: tecnologias para converter CO2 diretamente em químicos, materiais e outros produtos. Inclui soluções de biotecnologia.
  • Conversão de Biomassa em Químicos: tecnologia para a conversão de biomassa em químicos e materiais de valor agregado.