Visão Geral

JORNADA SUSTENTÁVEL

A Braskem tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável desde sua criação em 2002, buscando atender aos desafios inerentes à indústria petroquímica. Com base nesse compromisso, o objetivo da Companhia é melhorar a vida das pessoas, criando soluções sustentáveis por meio de produtos químicos e plásticos, e buscando capturar oportunidades de negócios e mitigar riscos relacionados a sua operação e cadeia de valor. Por meio dessa busca, visa continuar entregando valor à sociedade através de seu portfólio de produtos e atender às preocupações sociais e ambientais globais, ao mesmo tempo em que gera valor sustentável de longo prazo para seus acionistas.

2002
2008
2009
2010
2014
2018
2020
2021

Criação da Braskem: carta de compromissos para a atuação sustentável

Inventário de Gases de Efeito Estufa: primeiro ano de verificação externa do inventário GEE2

Macro-Objetivos 2020: primeiro ciclo de objetivos de longo prazo para contribuição ao desenvolvimento sustentável

Manifesto de Mudanças Climáticas: nesse manifesto, a Companhia se colocou como parte da solução na agenda de combate às mudanças climáticas, a partir do compromisso público com a transição para uma economia de baixo carbono

PE Verde: ano de partida da planta de eteno verde, matéria prima para a produção do PE Verde, que é feita a partir do etanol da cana de açúcar. Para mais informações, acesse aqui.

Global Compact Lead: a Braskem se torna umas das empresas líderes do Pacto Global das Nações Unidas, pela sua contribuição aos Objetvios de Desenvolvimento Sustentável.

Economia Circular: posicionamento público sobre estratégia em plástico pós-consumo. Acesse aqui o posicionamento público.

Política Global de Desenvolvimento Sustentável: aprovação de política que define governança e estratégia para a atuação sustentável. Acesse aqui a Política.

Certificação do Sistema de Compliance: certificação do Ministério Público Federal, Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e Securities Exchange Commission dos Estados Unidos, em relação ao sistema de conformidade e melhoria implementadas. Para mais informações, acesse este fato relevante.

Economia Circular Carbono Neutro: lançamento de compromissos com a economia circular e neutralidade de carbono para 2030 e 2050. Para mais informações, acesse este fato relevante.

Compromissos 2030: lançamento dos compromissos para 2030, contemplando 7 dimensões com contribuição relevante para o desenvolvimento sustentável. São elas: Saúde e Segurança, Resultados Econômicos e Financeiros, Eliminação de Resíduos Plásticos, Combate às Mudanças Climáticas, Eco Eficiência Operacional, Responsabilidade Social e Direitos Humanos e Inovação Sustentável.

Governança ESG

Compromissos 2030 & 2050

Em 2021, a Braskem renovou seus compromissos em desenvolvimento sustentável, considerando os desafios e tendências globais para 2030, em linha com a Agenda 2030 da ONU e com o Acordo de Paris. A definição dos novos compromissos se deu em um processo amplo e que durou meses. O processo envolveu 27 workshops e entrevistas com mais de 500 líderes e integrantes da empresa e também considerou a análise de riscos corporativos em relação ao nosso negócio e cadeia de valor, mapeados pela área de gestão de riscos corporativos.

A nova Estratégia Global de Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pelo Conselho de Administração e endereça sete dimensões relevantes para o negócio em compromissos de longo prazo, conectados à matriz de materialidade da Braskem.

  • Clique aqui para acessar a Central de Indicadores
  • Clique aqui para acompanhar a progressão de atingimento das nossas metas