Conselhos e Diretoria

Conselhos e Diretoria

Conselho de Administração:

O Conselho de Administração é um órgão autônomo de natureza colegiada que tem sua atuação regulada pela legislação vigente, pelo Estatuto Social e pelo seu Regimento de Funcionamento. Autoridade máxima na gestão da Companhia, o CA deve prestar contas perante os Acionistas, demais partes interessadas e a Sociedade em geral, e pelos ativos tangíveis e intangíveis usados na condução da Empresa. Suas principais responsabilidades são: orientar os negócios da Companhia, acompanhar sua operação e administração, decidir sobre questões estratégicas, orientar a Diretoria sobre temas relevantes, aprovar propostas de políticas de aplicação geral da Companhia e decidir sobre Investimentos de sua alçada, além de outras atribuições previstas no Estatuto Social. É composto por 11 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos ou destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral de Acionistas. Compõem esta instância seis conselheiros independentes em relação ao Acionista controlador, de acordo com as melhores práticas de governança indicadas pela BM&FBOVESPA, e as orientações da Lei Sarbanes-Oxley. Nenhum dos integrantes do CA exerce função executiva na Braskem.

O CA da Braskem é composto pelos seguintes membros:

Diretoria Executiva:

A Diretoria da Braskem tem sua atuação regulada pela legislação e pelo Estatuto Social, e tem como atribuições a gestão dos negócios e das áreas funcionais da Empresa, assim como a implantação das políticas e diretrizes gerais fixadas pelo Conselho de Administração. Conforme prevê seu Estatuto Social, a Diretoria Estatutária é um órgão permanente da Companhia, devendo ser composta de, no mínimo quatro e no máximo dez membros, sendo um Diretor-Presidente, um Diretor de Relações com Investidores e os demais Diretores sem designação específica, eleitos pelo Conselho de Administração. O Diretor-Presidente, no exercício de seu papel de Líder Empresarial, é responsável pela criação das condições necessárias para a Sobrevivência e o Crescimento da Braskem e pela elaboração e consolidação das bases para a Perpetuidade da Companhia, conforme definidas pela TEO.

A Diretoria da Braskem é composta pelos seguintes membros:

Conselho Fiscal:

As atividades do CF são regidas pela Lei 6.404, pelo Estatuto Social da Braskem e pelo seu Regimento de Funcionamento, bem como, no que for compatível com a legislação brasileira, pela SOX dos Estados Unidos. Atendendo aos requisitos exigidos pela SOX, o CF teve as suas atividades ampliadas em 2005, adquirindo atribuições de Comitê de Auditoria. Suas principais responsabilidades são: (a) fiscalizar os atos da Administração, com o objetivo de assegurar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários, emitindo opiniões e prestando informações aos Acionistas; (b) acompanhar os resultados anuais e trimestrais da Companhia; (c) aprovar a lista anual dos serviços pré-aprovados que poderão ser prestados pelos auditores independentes; (d) acompanhar os trabalhos de auditoria interna e externa; (e) analisar o relatório de recomendações elaborado pelos auditores independentes, bem como os relatórios sobre controles internos contendo os pontos que podem impactar as demonstrações financeiras da Companhia; e (f) analisar e recomendar ao CA da contratação de auditores independentes. O CF é integrado por cinco conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos ou destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral de Acionistas com mandato de um ano.

O CF da Braskem é composto pelos seguintes membros:


Clique aqui para efetuar o download do Regimento Interno do Conselho de Administração.