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José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha |
Presidente do CA |
Novonor |
Não |
19/04/2022 |
- |
O Sr. José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha foi eleito membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 20/12/2019, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, tendo assumido a posição de Presidente do Conselho na mesma data. Em 29/05/2020 e 19/04/2022 o Sr. Jose Mauro foi reeleito como membro efetivo e Presidente do Conselho de Administração por indicação da mesma acionista. O Sr. José Mauro foi Diretor Presidente da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial entre abril de 2021 até março de 2022, e foi membro do Conselho de Administração da Oi S.A., de setembro de 2018 até setembro de 2020, tendo anteriormente atuado como Presidente do Conselho de Administração da Oi S.A. desde 2009. O Sr. José Mauro Iniciou a sua carreira como funcionário do BNDES, onde exerceu diversas funções e ocupou diversos cargos executivos (de 1974 a 1990), tendo sido também nomeado Diretor (de 1991 a 1998) e Vice-Presidente, responsável pelas áreas de Operações Industriais, Jurídica e Assuntos Fiscais (de 1998 a 2002). Suas principais experiências profissionais incluem: (i) Membro titular do Conselho de Administração da Telemar Participações S.A. (de 2008 até a incorporação da Telemar Participações S.A., em setembro de 2015); (ii) Membro Titular do Conselho de Administração da Vale S.A. (de 2010 a abril de 2015); (iii) Diretor Presidente interino da Oi S.A., em 2013; (iv) Presidente do Conselho e Administração das seguintes empresas: Tele Norte Leste Participações S.A. (de 1999 a 2003 e de 2007 a 2012), onde também atuou como Membro Suplente do Conselho de Administração, em 2006; Telemar Norte Leste S.A. (de 2007 a 2012); TNL PCS S.A. (de 2007 a 2012); Tele Norte Celular Participações S.A. (de 2008 a 2012); Coari Participações S.A. (de 2007 a 2012); Dommo Empreendimentos Imobiliários S.A., anteriormente denominada Calais Participações S.A. (de 2007 a dezembro de 2016); (v) Membro Titular do Conselho de Administração da Log-In Logístia Intermodal S.A. (de 2007 a 2011); (vi) Membro Titular do Conselho de Administração da Lupatech S.A. (de 2006 a 2012); (vii) Membro titular do Conselho de Administração da Santo Antonio Energia S.A. (de 2008 a 2016); (viii) Membro titular do Conselho de Administração das seguintes Companhias: (a) Braskem S.A. (de 2007 a 2010), na qual exerceu anteriormente o cargo de Vice-Presidente de Planejamento Estratégico (de 2003 a 2005); (b) LIGHT Serviços de Eletricidade S.A. (de 1997 a 2000); (c) Aracruz Celulose S.A. (de 1997 a 2002); (d) Politeno Indústria e Comércio S.A. (de 2003 a 2004); (e) BANESTES S.A. – Banco do Estado do Espírito Santo (de 2008 a 2009); e (f) Pharol, SGPS, S.A. (de 2015 a 2017). O Sr. José Mauro graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1971. Concluiu Executive Program in Management na Anderson School, Universidade da Califórnia, em dezembro de 2002.
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Eduardo Bacellar Leal Ferreira |
Vice Presidente do CA |
Petrobras |
Sim |
19/04/2022 |
Rodrigo Tiradentes Montecchiari |
O Sr. Eduardo Leal Ferreira é conselheiro independente da Braskem S.A., tendo sido eleito como membro efetivo e Vice- Presidente do Conselho de Administração em 19/04/2022, por indicação da acionista Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras. O Sr. Eduardo Bacellar Leal Ferreira foi Presidente do Conselho de Administração da Petrobras de 2019 a abril/2022. Além do Conselho da Petrobras, participou do Almirantado (Alto Comando da Marinha) entre 2013 e 2019, tendo presidindo-o entre 2015 e 2019; do Conselho Financeiro e Administrativo da Marinha, de 2015 até 2019; da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (coordenador), de 2015 até 2019; dos Conselhos de Gestão nas diversas Organizações Militares que dirigiu ou comandou; e da Comissão de Promoção de Oficiais, em 2007. Atuou na Marinha do Brasil de 1971 a 2019, nos cargos de Diretor de Portos e Costas, de 2010 a 2011; Comandante-em-Chefe de Esquadra, em 2012; Comandante da Escola Superior de Guerra, de 2013 a 2015; e Comandante da Marinha, de 2015 a 2019. Antes de 2010, serviu em inúmeros cargos e funções inerentes à carreira, cabendo citar o total de 13 anos no comando e direção de navios e organizações de terra, entre essas a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino, a Escola Naval e o Comando do Sétimo Distrito Naval (Brasília, Goiás e Tocantins). Foi instrutor de navegação astronômica na Escola Naval americana, em Annapolis (Maryland), por dois anos. Também serviu na Marinha do Chile, realizando curso de Estado-Maior. É graduado no Curso de Graduação de Oficiais e de Engenharia de Operações, modalidade mecânica, pela Escola Naval, de 1971 a 1975. Possui Curso de Aperfeiçoamento de Eletrônica para Oficiais, pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, de 1976 a 1977; Curso de Comando e Estado-Maior, em 1990, Curso Superior, em 1991, Curso de Política e Estratégia Marítimas, em 2000, pela Escola de Guerra Naval; Curso de Estado-Maior da Armada do Chile, em 1992; Módulo de Ciências Econômicas, da Faculdade de Ciências Econômicas y Administrativas da Universidad Marítima de Chile, em 1992; Mestrado Profissional de Ciências Navais, da Escola de Guerra Naval, em 1992; e Doutorado profissional em Ciências Navais, Política e Estratégia Marítimas na EGN, em 2000.
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André Amaro da Silveira |
Membro do CA |
Novonor |
Sim |
26/01/2023 |
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O Sr. André Amaro foi eleito como membro efetivo do Conselho Administração da Companhia em 26/01/2023, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. Atualmente, o Sr. André Amaro ocupa o cargo de membro do Comitê de Conformidade e Auditoria Estatutário, eleito em 27 de abril de 2022. O Sr. André Amaro atuou como membro suplente do Conselho de Administração da Companhia de 2016 até 2023. Além disso, também foi Integrante da Organização Novonor (antiga organização Odebrecht) de 1988 a 2018. Atualmente, o Sr. André Amaro atua como membro titular do Conselho de Administração da Ocyan S.A., ocupando também o cargo de coordenador do Comitê de Cultura, Comunicação, Pessoas e Sustentabilidade e de membro do Comitê de Conformidade e Auditoria; é membro titular do Conselho de Administração da Odebrecht Transport, atuando também como coordenador do Comitê de Pessoas e Organização e membro do Comitê de Finanças e Investimentos; além de ocupar o cargo de membro do Conselho Consultivo da Supermix S.A. Iniciou a sua carreira em obras de infraestrutura pesada e liderou investimentos da Odebrecht nos programas de Concessão de serviços públicos no Brasil, Argentina e Portugal. Sua trajetória inclui, também, o cargo de Diretor de Financiamentos a Projetos e Exportação na Construtora Norberto Odebrecht, Vice-Presidente de Planejamento e Pessoas da Braskem S.A., Diretor de Pessoas da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, Presidente da Odebrecht Properties e da Odebrecht Defesa e Tecnologia e Presidente do Conselho de Administração da Redram Construtora de Obras S.A. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem Mestrado em Administração de Empresas pelo IMD.
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Charles Lenzi |
Membro do CA |
Petrobras |
Sim |
19/04/2022 |
Marcos Antônio Zacarias |
O Sr. Charles Lenzi é conselheiro independente da Braskem S.A., tendo sido eleito como membro efetivo do Conselho de Administração em 19/04/2022, além de ocupar o cargo de membro do Comitê de Conformidade e Auditoria Estatutário desde 27/05/2022, por indicação da acionista Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras. O Sr. Charles Lenzi é Presidente Executivo da ABRAGEL, desde 2018; Membro Independente do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Auditoria da AES Brasil, desde 2019; e Membro Independente do Conselho de Administração, Membro do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade da BEVAP – Bioenergética Vale do Paracatu, desde 2020. Foi Diretor Presidente da Eletropaulo, de 2016 até 2018; COO da AES Brasil, Diretor Presidente da Eletropaulo e Diretor Presidente da AES Sul de 2016 até 2017; Presidente Executivo da ABRAGEL de 2010 até 2016; Diretor Superintendente do Grupo Stefani, de 2008 até 2010; Vice-Presidente de Distribuição AES Brasil, Eletropaulo e AES Sul, de 2006 até 2008; Diretor Geral da AES Sul, de 2004 até 2006; Vice-Presidente de Operações da Eletropaulo, de 2002 até 2003; Diretor Regional da AES EDC – La Eletricidad de Caracas, de 2001 até 2002; Diretor Presidente da AES CESCO – Índia, de 2000 até 2001; Gerente de Unidade de Negócios da AES Sul, de 1998 até 1999; Gerente Geral da Gazola S/A, de 1988 até 1998; Engenheiro de Vendas da Intral S/A, de 1982 até 1986. É Engenheiro Elétrico pela PUCRS, de 1977 até 1981. Possui Especialização em Automação Industrial pela UNICAMP, de 1986 até 1988; MBA em Finanças pela UCS, de 1996 até 1998; MBA em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pela FGV, em 1999; Leadership Development Program pela Darden Business School, University of Virginia, em 2006; PGA Programa de Gestão Avançada, pela Fundação Dom Cabral e INSEAD, em 2007; Mestrado em Administração e Negócios pela PUCRS, em 2015; Curso de Conselheiro de Administração pelo IBGC, em 2016; e Global Executive Leadership Retreat, pela Georgetown University, em 2017.
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Gesner José de Oliveira Filho |
Membro do CA |
Novonor |
Sim |
19/04/2022 |
- |
O Sr. Gesner José de Oliveira Filho é conselheiro independente da Braskem S.A., tendo sido eleito como membro efetivo do Conselho de Administração em 27/06/2017, por indicação da acionista Novonor – Em Recuperação Judicial, e reeleito em 30/04/2018, 29/05/2020 e 19/04/2022 por indicação da mesma acionista. O Sr. Gesner Oliveira também ocupa o cargo de Coordenador do Comitê de Conformidade e Auditoria Estatutário da Companhia desde 27/04/2022. Certificado pelo IBGC como conselheiro independente e membro de Comitê de Auditoria CCoAud+; membro do Conselho de Administração da TIM, onde coordena o Comitê de Auditoria Estatutário e membro do Comitê ESG; presidente do Conselho de Administração da Estre Ambiental, e membro do Conselho de Autorregulação da FEBRABAN. Foi membro do Conselho Consultivo Mundial da UBER e dos Conselhos de Administração da Iguá, Usiminas, Sabesp, CESP, Banco Nossa Caixa e Varig. Participa também atualmente, a título pro bono, do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), membro do Conselho Consultivo da GRAPE ESG e membro do conselho consultivo de Políticas e Ações Climáticas da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) da Secretaria de Governo Municipal da cidade de São Paulo. Sócio da GO Associados, Professor da FGV, onde coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais. Entre 2007 e 2011, foi presidente da Sabesp – Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo. Entre 1996 e 2000, foi presidente do CADE. Phd pela Universidade da Califórnia (Berkeley), mestre pela Unicamp e bacharel pela FEA-USP, sempre na área de Economia.
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Héctor Nuñez |
Membro do CA |
Novonor |
Não |
19/04/2022 |
Guilherme Simões de Abreu |
Sr. Héctor Nuñez foi eleito como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 18/11/2021, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, e reeleito em 19/04/2022 por indicação da mesma acionista. O Sr. Héctor Nuñez é executivo de alto nível, focado no cliente, estrategista de negócios internacionais com mais de 25 anos de sucesso gerenciando o crescimento, realizando a reengenharia de operações em dificuldades e iniciando startups pelos Estados Unidos e América do Sul. É graduado e possui MBA pela Florida International University em administração de empresas. Atuou como CEO da Ri Happy Brinquedos S.A. por 9 anos, liderando transações para aquisição dos maiores varejistas especializados do Brasil. Ainda, atuou como CEO da Walmart Brasil, subsidiária do Walmart Stores, Inc. e diversas posições de liderança na The Coca-Cola Company e empresas de seu grupo. Desde abril de 2021 a março de 2022 foi Presidente do Conselho de Administração da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, controladora da Companhia, ocupando, atualmente, o cargo de Diretor Presidente desde março de 2022. Atuou, desde janeiro de 2011 até dezembro de 2021, como Conselheiro Independente da Vulcabrás. Atua, também, desde abril de 2017 como Presidente do Conselho de Administração da Marisa S.A. Faz parte, ainda, do conselho da ONG Amigos do Bem.
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João Pinheiro Nogueira Batista |
Membro do CA |
Novonor |
Sim |
19/04/2022 |
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O Sr. João Pinheiro Nogueira Batista é membro independente do Conselho de Administração da Braskem S.A., tendo sido eleito membro efetivo do Conselho de Administração em 16/04/2019, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, e reeleito em 29/05/2020 e 19/04/2022 por indicação da mesma acionista. Atua há mais de 15 anos em Conselhos de Administração de empresas no Brasil e no exterior. O Sr. João Nogueira atua como Presidente do Conselho de Administração da Companhia Docas do Espírito Santo S/A – Porto de Vitória, Diretor Presidente da Marisa S.A., além de ser membro do Comitê de Riscos e Compliance da Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A., bem como em duas organizações do terceiro setor: Associação Maria Helen Drexel e Instituto de Reciclagem do Adolescente-Recicla. O Sr. João Nogueira ocupou o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Wiz Soluções e Corretagem de Seguros de abril de 2020 até abril de 2022; como membro do Conselho de Administração da Atvos Agroindustrial S.A. – Em Recuperação Judicial até janeiro de 2023; e como CEO da Evoltz Participações S.A. até janeiro de 2022. No Grupo Novonor foi membro independente dos Conselhos de Administração da Odebrecht Engenharia e Construção desde junho de 2017 e da Ocyan desde abril de 2018, nos quais permaneceu até janeiro de 2019, quando ingressou no Conselho de Administração da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial e permaneceu até abril de 2021. Em sua ampla carreira executiva construída nos setores público e privado, foi CEO da Swiss Re, da Bertin S.A. e da Suzano Petroquímica, bem como ocupou diretorias em empresas como Petrobras, Dresdner Bank, Citibank, Radiobras e Siderbras. O Sr. João Nogueira é Economista pela PUC-RJ e tem MBA em Engenharia Econômica – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.
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José Luis Bringel Vidal |
Membro do CA |
Petrobras |
Sim |
19/04/2022 |
Daniel Pereira de Albuquerque Ennes |
O Sr. José Luis Bringel Vidal é conselheiro independente da Braskem S.A., tendo sido eleito como membro efetivo do Conselho de Administração em 19/04/2022, por indicação da acionista Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras. O Sr. José Luis Bringel Vidal é membro fundador coordenador do Comitê de Infraestrutura e Logística, da RGB – Rede de Governança do Brasil, desde abril de 2021; Consultor Sênior de Relações Governamentais da Norsk Hydro do Brasil, desde fevereiro de 2021; Membro do Conselho de Administração da Santos Brasil S.A., desde maio de 2018, e da BEMISA – Brasil Exploração Mineral S.A., desde março de 2011. É Acionista e Membro do Conselho de Administração da WV Logistics, desde janeiro de 2020, e foi Sócio Fundador e C&O de novembro de 2003 até janeiro de 2020. Foi Diretor da Divisão de Logística e Transporte do Departamento de Infraestrutura da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, de fevereiro de 2020 até janeiro de 2022; Membro do Conselho Consultivo do Porto de Angra dos Reis, de março de 2020 até maio de 2021; Membro do Conselho Consultivo da ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral, de março de 2017 até setembro de 2020; Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Ferrovias Autorizadas – ANFA, desde janeiro de 2022; Consultor Sênior da Rio Tinto Alvan (Al”c”an), de dezembro de 2017 até julho de 2018; Sócio Fundador da TACV – Transport System Development, de agosto de 2013 até julho de 2017; Consultor Sênior da Piaui State Government – BR, de março de 2015 até março de 2016; Consultor Sênior da Zamin Resources Limited, de novembro de 2015 até janeiro de 2016; Consultor Sênior da Warburg Pincus LLC, de janeiro de 2015 até maio de 2015; Consultor Sênior da Itochu Corp & JFE Steel & Posco Group & China Steel, de março de 2014 até outubro de 2014; Consultor Sênior da Hatch – CODELCO, de julho de 2014 até setembro de 2014; Consultor Sênior da Rio Tinto Alcan, de maio de 2011 até março de 2013; Consultor Sênior da SNC – LAVALIN, de fevereiro de 2012 até maio de 2012; Consultor Sênior da Itochu Corporation & JFE Steel & Nippon Steel & Posco Group & China Steel, de março de 2008 até novembro de 2008; Diretor de Logística da BEMISA – Brasil Exploração Mineral S.A., de junho de 2007 até setembro de 2008; Consultor Sênior da Bahia Mineração S.A. – BAMIN, de março de 2005 até abril de 2006; Coordenador Nacional do Conselho de Logística da FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Estado de São Paulo, de junho de 2001 até março de 2005; Gerente Geral da Pasha Brasil, da The Pasha Group – Rio Doce Pasha Terminais L.P., de julho de 2001 até outubro de 2003; Gerente da Unidade de Negócios de São Paulo da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA, de janeiro de 1997 até junho de 2001. É Engenheiro Elétrico pela Escola de Engenharia de Mauá, em 1992. Possui Pós-Graduação em Administração de Empresas Orientada para o Mercado, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 1994; Programa do Conselho de Administração, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2012; Certificação como Membro Experiente de Conselho de Administração (CCA+), pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2019 – Certificado renovado em agosto de 2022 (Código da credencial 31581/2022) ; Atualização para Membros Certificados de Conselho de Administração, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2020; Gestão de Riscos Corporativos 1ª Edição, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 2020; Curso Avançado para Conselheiros 14ª Edição, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Especialização em Liderança na Inovação, pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, em 2021; Especialização em Gestão de Riscos e Tomada de Decisões Financeiras, pela Universidade de Chicago, em 2021; ESG: como repensar e inovar os negócios em um mundo em mudança – Programa Integrado de Treinamento de Liderança, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 2022; e Coordenador & Professor do 1° Programa de Aperfeiçoamento em Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e na Infraestrutura promovido pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) para os Associados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Instituto de Transporte e Logística (ITL) em 2022.
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Juliana Sá Vieira Baiardi |
Membro do CA |
Novonor |
Não |
19/04/2022 |
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A Sra. Juliana Baiardi foi eleita como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 19/04/2022 por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. A Sra. Juliana Baiardi entrou no Grupo Odebrecht em agosto de 2011. Atualmente, a Sra. Juliana Baiardi é conselheira da OTP S.A. e da Atvos Agroindustrial S.A. – Em Recuperação Judicial, ocupando desde junho de 2022 o cargo de Líder de Negócios-Participações (Diretora) da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial. A Sra. Juliana Baiardo foi assessora do Diretor Presidente da Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial entre abril de 2021 e junho de 2022, e Vice-Presidente do Conselho da Odebrecht Engenharia e Construção S.A. (OEC) até junho de 2022. Antes de ser assessora, a Sra. Juliana foi Presidente da Atvos S.A. de maio de 2019 até fevereiro de 2021; Presidente da OTP de maio de 2017 até maio de 2019; Presidente da Odebrecht Ambiental de setembro de 2016 até abril de 2017; Diretora Financeira da Odebrecht Ambiental de fevereiro de 2016 até setembro de 2016 e Diretora de Logística da OTP de agosto de 2011 até fevereiro de 2016. Antes de ingressar no Grupo Odebrecht, a Sra. Juliana trabalhou 10 anos no J.P.Morgan nas áreas de Investment Banking Latin America e Private Equity. Ela também trabalhou no Dresdner Bank no Brasil no setor de Project Finance de 1997 a 1999. A Sra. Juliana é formada em Engenharia Civil pela UFBA – Universidade Federal da Bahia e tem MBA pela Universidade de Columbia em Nova York.
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Marcelo Klujsza |
Membro do CA |
Petrobras |
Não |
19/04/2022 |
Lineu Fachin Leonardo |
O Sr. Marcelo Klujsza foi eleito membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 24/08/2020, por indicação da acionista Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, e reeleito em 19/04/2022 por indicação da mesma acionista. Atuou em posições de Alta Direção em empresas de consultoria – CEO da Metal Data S.A. e Vice-Presidente da Alexander Proudfoot Consultoria – além de atuar como consultor por meio de empresa própria – Metakarp Value Consulting, oferecendo suporte à direção e a conselho de administração de empresas, em especial, no segmento de indústria mineral e metalurgia. Atuou também em cargos técnicos, gerenciais e de Direção Superior nas empresas Vale, Rio Paracatu Mineração, Rio Tinto Brasil, IBM Brasil e Grupo Solmucci Entretenimento. Na Petrobras, ocupou a posição de Assistente do Conselho de Administração de 06/2015 a 11/2015 e de Assessor da Presidência de 12/2018 a 04/2021. Exerceu a posição de Presidente do Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. entre 06/2019 e 12/2020. É graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em Geociências/Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui uma carreira profissional de aproximadamente 35 anos.
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Roberto Faldini |
Membro do CA |
Novonor |
Não |
19/04/2022 |
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O Sr. Roberto Faldini foi eleito membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia em 22/05/2019, por indicação da acionista Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, e reeleito em 29/05/2020 e 19/04/2022 por indicação da mesma acionista. É Presidente e sócio da Faldini Participações Administração e Investimentos Ltda. Além do Conselho da Braskem S.A., atualmente é membro dos Conselhos da Irani Papel e Embalagens S.A., Cia. Habitasul de Participações e Novonor S.A. Participa voluntariamente como membro do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos, da Fundação Crespi Prado, onde também é Presidente Executivo e da Fundação Norberto Odebrecht. É diretor da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. O Sr. Roberto Faldini é Instrutor do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e professor convidado da Fundação Dom Cabral e arbitro da CAM – Câmara de Arbitragem do Mercado da B3. Desde os anos 1980 participou como membro de Conselhos de Administração e Consultivos de diversas empresas no Brasil e do exterior, entre elas a BOVESPA, Metal Leve, Maraú, Livrarias Siciliano, CPFL, Inpar, Klicknet, Sadia, BRF, Bco. BMG, Vulcabrás e Marfrig. Foi Cofundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995 e continua atuante em várias de suas comissões. É membro associado do IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN – Family Business Network. É Conselheiro Honórário da Abrasca, Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto. Por mais de 20 anos foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A., foi Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em 1992. Foi coordenador por 5 anos (2002 – 2007) em São Paulo do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1972), possui especialização em (i) Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD Fontainebleau – France (1991); (ii) Empreendedorismo pela Babson College (2004) e (iii) Governança Corporativa (IFC e IBGC – 2009, 2011, 2013 e 2016). De 2016 até o presente continuou e continua a participar de vários cursos e seminários no Brasil e no exterior, bem como, eventos relacionados a Estratégia Empresarial, Administração de Empresas, Governança Corporativa e Familiar visando seu aprendizado contínuo.
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